quinta-feira, 21 de março de 2013

Diga NÂO!

Não querendo ser do contra, mas sendo. Ser prestativo e simpático a todo o momento só funciona para atrair pessoas folgadas, manipuladores e chantagistas – se é que podemos classificar chantagem e manipulação neste caso, redundância.

Somos condicionados a sermos bonzinhos; negar uma solicitação, uma ajuda, um “favorzinho” pode nos custar a patente der sermos pessoas boas, humildes... Madre Tereza de Cacultá. Daí você não será a irmã de igreja solidária, e sim uma egoísta. Vejam só, ele só pensa no próprio umbigo, não ajudou a irmã que deu para o homem casado e agora tá enxertada até o tampo, é um belo de um irmão que só pensa em si mesmo. Deveria ser envergonhar!

Se envergonhar é o cacete!

Não tem coisa pior que viver preso ao SIM. Você diz sim porque foi generoso e compadeceu da aflição alheia, daí por sua vez, isso vai virando uma bola de neve – se bem que essa expressão não cola no Brasil, bola de neve, tsi tsi¬¬  

É muita gente precisando de ajuda e uma pessoa só para salvar o mundo todo!
Agora faz o teste, tente dizer NÃO a aquela pessoa que mais parece uma maquina de pedir favores. Tente pelo menos uma vez olhar dentro dos olhos dela, tente fazer como aquelas vilãs de novela mexicana, e diga: NÂO, seguido de um sarcástico QUERIDA. Posso melhorar esse dialogo, segue abaixo:

Pedinte filho da puta:
- Ain flor, me ajuda, preciso muito que você faça um favor pra mim! Eu sei que tu não vai negar isso, é só essa vez’inha só!
Você ex empreguete dos filhos da puta pedintes:
- NÃO QUERIDA, tenho mais o que fazer.
Tá, foi muito forte, acho que não convenceria assim tão fácil um pedinte de favores. Mas você pode mudar a frase para:
- Não querida, tenho compromisso hoje e, é inadiável.
Se bem que dizer assim ficaria mais cara de dialogo de novela mexicana, prefiro a primeira opção, bem curto bem grosso.

Não me metralhe defensores da paz social da boa vontade caridosa de fazer favores a pedintes filhos da puta, vampiros assim o mundo está cheio, vá pedir a eles alguma coisa para ver as milhões de desculpas e a resposta que mais ouvimos ( principalmente com familiares ).

“ Minha filha, eu nem deveria te pedir pra fazer as coisas, eu fiz demais pra você, tem muito que agradecer “
Puta que pariu, dá até vontade de mandar alguém que diz isso ir se foder la na esquina do inferno!
Então desencana dessa de dizer SIM a putaiada vampira do seu meio social, seja ele amigo, colega, parente. Não tenha medo de negar favores quando não ser quer ajudar.

Ajuda não deveria ser feita por obrigação e sim por boa vontade. E não significa que tenhamos que sempre estar 100% disponíveis aos pedintes. Pois quanto mais você alimentar essa situação do SIM desmedido, mais frustração e raiva você alimentará dentro de si. E isso meu caro, isso sim é um pecado. Ir contra seus princípios e suas vontades para agradar uma plateia faminta por favores que nunca se cessarão.
Negue, diga não, diga não, diga NÃOOOO.

2 comentários:

  1. Ser simpático, prestativo, legal, especialmente em local de trabalho, é a senha para se tornar a ‘mula de carga’ da empresa ou da repartição publica em que se trabalha, quando se diz ‘sim’ e se faz favores que não dizem a respeito a nossas funções pode ser a ‘porta aberta’ para se tornar ‘o trouxa que resolve tudo’; e isso acontece no meio familiar também.
    Dizer ‘não’ nada tem de feio, egoísta ou mesquinho, é bem didático, terapêutico e educa as pessoas a não se aproveitarem da gente, de nossa boa vontade. Aliás, boa vontade só para aqueles que nos são recíprocos, não é mesmo?
    Não há por que ter medo de enxotar os ‘pedintes de favores’ de perto de nós, é sempre uma questão de ser ter atitude.

    ResponderExcluir