sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Afundando - Parte 2


De volta companheiros


Olha que presunção a minha, achar que são muitos que agüentam até o final ler minhas injurias contra a vida.
Brincadeiras a parte, sei que muitos de vocês lêem até o final e poucos comentam comigo, afinal eu gosto do ponto de vista dos que se interessam em debater sobre coisas rotineiras que todo mundo passa mas morre de medinho de expor, com receio de ser jogado ao inferno ou castigado por algum deus carrasco.

Antes de começar aqui a segunda parte do meu afogamento, vide bula AFUNDANDO, quero lembrar de uma frase que recebi de um grande amigo meu e ex colega de serviço, Sr. Christiano Puppin, que é além de um homem inteligente, é também atencioso e que ama a natureza.
Comentei com ele e enviei junto a mensagem uma foto minha do XIII SEMINÁRIO CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM SECRETARIADO – da qual eu e as demais alunas do 5º período participamos/colaboramos/ajudamos a dar certo.

Acho que desta vez eu consigo me formar hehe' :)


Está certo que eu descobri nesses quase 2 anos e meio que não tenho perfil para ser uma secretária executiva ( posso ser pelo menos uma auxiliar talvez ) e que nessas ultimas semanas com tantos problemas que me surgiram, fui vendo por dentro da nuvem cinzenta, todos os meus erros e desvios de caráter.

Sei que soa estranho ler isso de alguém, espera-se sempre, um blog feminino ser repleto de frases de amor e ternura, moda ou opinião, mas ainda uso como parte de uma agenda que posso em partes, escrever o que passa comigo.

Vamos ao caso.
Nestas ultimas semanas, todo aquele ‘’ copo vazio ‘’ da paciência que todo mundo costuma ter, transbordou.
Isso porque assim como milhares de brasileiros, eu passo 8 horas diárias, junto a pessoas de diferentes personalidades, cada uma com sua história de vida, com experiências diferentes e opiniões próprias. Até ai tudo ok.
Até que se pararmos para pensar, passamos tão pouco tempo com os ditos ‘’ amores verdadeiros ‘’ ou seja, família, conjugue, cachorro de estimação e por ai vai.
O que quero dizer com isso tudo, é que, aquela confiança que os próprios familiares esperam que tenhamos, foi quebrado, porque são das ações que notamos que realmente se importa conosco ou não, assim como nós agimos para com os nossos amados.
As pessoas esperam muito de seus parceiros, filhos, e cachorro de estimação claro! – Uma fidelidade que nem eles mesmos conseguem atingir, não falo apenas fidelidade de contar segredos, e guardá-los, mas fidelidade de se manter firme numa relação ( amizade, amor, etc ) como antes. E isso, ao que percebo, não é algo muito cultivado, só se mantém em aparências mesmo.

Claro que preciso(amos) colocar em consideração o fato de que as pessoas mudam, escolhem caminhos diferentes, escolhem em quem confiar, e tudo mais, o problema está em como deixar claro para quem ‘’ vê e acredita ‘’ que é aquela pessoa especial de antes.
Eu ( Fernanda ) fico injuriada, com raiva, magoada, e todos os nomes ruins aí, quando percebo que o trato muda comigo, é ruim. Parece coisa de aborrecente mimado, e pode até ser, pois nessa fase eu não tive amizade alguma e nem um pai presente, mas tudo que demorei a adquirir parece que foi feito de algodão doce, ou de gelo. Derrete numa simples mudança de clima!

Citar nomes é ruim, mas se eu levar em consideração o que meu ouvido e olhos presenciaram, como ‘’ isso vai ser para sempre ‘’ não vou abandonar você ‘’ ou ‘’ isso não abala nossa amizade,  pode até parecer apego da minha parte, e posso concluir dizendo que SIM, ME APEGO MESMO.
Porque por mais que aprendemos algo na vida, estaremos sujeitos a pecar novamente no mesmo erro, não uma mas várias vezes. Repetindo o mesmo sistema. Acreditando nas mesmas ladainhas, e colocando expectativas em padrões similares. E quando se ouve alguém dizer, ‘’ não se abale, viva sua vida e parta para outra ‘’ dá um nó na garganta, porque a minha vontade mesmo era me isolar e não ter que confiar em mais ninguém se não em Deus.
Só que isso é impossível.

Daí ta, viajei muito.
Vamos aos meus erros e acertos ( aqueles que eu disse que tava lá na nuvem cinzenta )

Notei que guardo mágoa – é inútil eu dizer que não, se a resposta dentro de mim é sim, eu sinto magoa de tudo que me machucou.
Notei que fiz muitas escolhas erradas – o meu erro foi não ter sido eu mesma na hora de dizer sim a situações que não faziam parte de mim.
Notei que ainda não me desvinculei de laços maternais – contar sempre com minha mãe para salvar minha vida, que além de ser algo ruim para mim, me deixa a mercê de sempre depender dela para tudo.
Notei que deposito toda minha satisfação pessoal em pessoas que não tem a mesma intenção que a minha – obvio que eu sempre soube disso, mas sempre disse para eu mesma que estar segura de que vai ter sempre alguém me amparando estarei segura, o que fudeu minha vida agora.
Notei que mesmo consciente dos resultados de ações negativas disse sim colocando em risco minha vida – essa é para mim a que mais pesa agora :/
E para finalizar aqui, notei que preciso melhorar o trato com as pessoas – foi fácil dizer o que queria, difícil foi receber o que a outra pessoa achou disso.

Bom já era. Se existir inferno eu acho que está dentro das nossas cabeças, são nossas limitações, pensamentos de bloqueio e medo, são as atitudes que tomamos sem pensar, são os resultados.
Essa lei de ação e reação aplica perfeitamente comigo.
Por isso estou com medo de agir e piorar tudo, já estou uma pilha de nervos, e não quero ( estou tentando ) atingir ninguém com meus problemas.

E só finalizando com a frase que o Sr. Christiano me enviou por e-mail.


‘’A vida não espera por ninguém, ontem é historia, amanhã é um mistério e hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente.’’

Inté \o_

3 comentários:

  1. PREFERI COMENTAR OS DOIS TEXTOS NUM COMENTARIO APENAS, ASSIM FICAR MAIS FACIL DE VISUALIZAR MINHA OPINIAO

    eu prefiro ler o que voce escreve dos que esses phds que pouca coisa sabem da vida.

    que voce está insuportavel isso está escancarado nas nossas conversas.

    acho que nao é do seu carater ser insuportavel, isso é causado por esse ambiente aí em que voce vive.

    acho que tambem que voce estava impaciente por causa desse seminario, e por nao ver esse semestre de faculdade nao terminar nunca.

    nao vai poder continuar guardando pra si propria esse 'tesouro', vai ter que contar para alguem confiavel, nem que seja aos poucos, ou entao recorrer a um psiquiatra como ja recomendei.
    desconforto emcional é terrivel, sei bem como é isso.

    quanto a tomar algumas decisoes envolvendo familia, me parece claro que voce está em uma 'zona de conforto' e nao se mexe para sair dela, e isso ja é ruim e pode ficar pior ainda.

    ja passei por esse 'inferno astral', duas vezes pelo menos. embora nada tenha a ver com astrologia, e sim com a falta de tomar atitudes necessarias em varios momentos.

    nao vai adiantar nada deixar de ligar pro seu futuro, porque se for assim nao vai sair desse lamaçal onde voce está atolada atualmente.

    voce nao pode ficar 'comprando briga' de coisas que nao seus problemas, se a tal fulana deu em cima do teu tio, isso é um problema teu e nao dele. foi um erro da tua parte, e nao deve ser o primeiro, que autoriza teus familiares a se meterem ainda na tua vida pessoal.

    esse funcionar 'de forma automatica' é outro problema serio, em momentos ruins assim.

    'aquela confiança que os proprios familiares esperam que tenhamos' muitas vezes é só demonstrada quando eles acreditam que fazemos o que eles pensam que é bom pra nós, e nao o que consideramos bom de verdade para nós mesmos.

    acho que voce é tao carente que se apega a pessoas que te demonstram carinho ou afeiçao, minimamente que seja. apego nao é ruim, o ruim é sao algumas pessoas a que voce se apega sem ter o minimo retorno emocional ou afetivo por parte delas, e esse é outro problema serio.

    outro problema que detectei, voce coloca um caminhao de expectativas nas pessoas, e cega a sua visao pra realidade de que elas podem ser tao falhas quanto podem ser boas.

    é positivo que voce reconheça ter tomado varias decisoes erradas, e que ainda é dependente da sua mae. Fernanda ja tem 23 anos de idade, nao pode se esconder na barra da saia da(s) velhas(a) pelo resto da vida. vai ter que batalhar pelo seu espaço no mundo e por vezes isso vai ser mais dificil do que pensa. se ficar nessa 'zona de conforto' mais tempo, maiores serao os obstaculos que vai enfrentar.

    a frase do tal cristiano é em parte demagogica. a vida é incerta, e ponto final.

    voce terá que perder o medo de colocar em pratica atitudes e açoes que sejam fundamentais pro teu crescimento pessoal, vai ter que perder o 'medinho de crescer', de 'sair de casa definitivamente' e de achar que está 'magoando essa ou aquela pessoa' ao tomar certa atitude. e entao, vai ficar parada ou vai se mexer?

    pessoas tem seu lado futil, e daí? gostam de novela, querem ser cantora de sertanejo, usam camisa de time de futebol, se voce se afastar das pessoas por isso, sempre estará isolada. nem todos leem Lolita ou assistem filmes de François Truffaut, e até essas pessoas tao culturais delas eu tenho mantido muita distancia, bando de falsos bundamoles sustentados pelo dinheiro do papai e da mamae, que cheiram mal, nao lavam o cabelo e usam roupas compradas em brechó.

    voce nao vai perder sua indivudualidade por se misturar com pessoas diferentes de voce, com gostos diferentes do teu.

    BOM, ERA ISSO QUE TINHA PRA TE DIZER. E AGORA VOU PRA CAMA, QUE ESTÁ BEM TARDE JA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas considerações, estou considerando você meu psiquiatra particular, posso?

      Excluir
  2. Bem, acredito que já exerço essa função a algum tempo.

    ResponderExcluir